quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Casa sustentável de Papai Noel vira atração em parque da Av. Paulista
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Conscientize-se! Pare de jogar lixo na rua!
Esta enchente ganhou grande repercussão e virou manchete em diversos canais de comunicação no Brasil e no exterior.
Agora, esta outra imagem, mesmo sendo o motivo da catástrofe da primeira foto, porque não te choca tanto?
Essa foi uma maneira de abordar o tema deste post, provando que todos nós estamos envolvidos e acostumados com o errado, e se ainda não fosse o bastante, não queremos ser atingidos pelas conseqüências dos nossos erros.
Jogar lixo na rua!
Não temos nenhum problema para definir que isto é errado, que não devemos fazer, aprendemos desde crianças que é um ato mal-educado. Então, porque fazemos?
Não é muito difícil ligar o nosso “inofensivo lixinho” jogado em vias públicas com o entupimento de bueiros, que se acumulam com entulhos jogados em terrenos baldios, causando as enchentes que nos trazem doenças, desabrigados, tragédias. E que, por fim, nos CHOCAM! Irônico, não?
Mas será que devemos continuar cegamente seguindo este ciclo esperando a tragédia nos chocar? Não seria mais inteligente agir antes?
Comprovamos em postagens anteriores que o problema do brasileiro não está na falta de inteligência, mostramos muitas idéias geradas de pessoas simples, comprometidas, preocupadas com a atual situação.
Nossa maior dificuldade é nossa cultura, o “jeitinho brasileiro” de sempre achar que “comigo isto nunca vai acontecer” ou “eu não faço a diferença”, ainda “só o meu lixo não entope bueiro nenhum”, mas acontece que todos pensam da mesma forma e ainda são convictos em afirmar “nunca causei mal nenhum”. Já parou para pensar nisto? Que você pode ter, ou ainda estar contribuindo para estas tragédias que vemos quase que diariamente?
Aqui não há espaço e nem temos tempo para tentar nos inocentar ou desculpar, é hora de ter consciência de que nossos hábitos estão nos chocando e isto está tomando proporções cada vez maiores.
Não devemos ficar murmurando, cobrando as autoridades e não fazendo a nossa parte. Mas sim, devemos ser primeiramente educados, criativos e procurar soluções que estejam ao nosso alcance!
Não jogue o seu “papelzinho de bala” na rua, guarde no bolso, que mal isto vai lhe trazer? Ou ainda, que mal você vai causar com isto?
Trocou os móveis? Ótimo! Não jogue os itens velhos em terrenos baldios, com esta atitude você só consegue atrair animais e doenças para você mesmo, além das enchentes que podem levar embora os seus móveis novos, e todo o dinheiro que você economizou com eles.
Conscientize-se! Mude! Faça bem a você mesmo! Ajude São Paulo a ser uma cidade mais limpa, mais agradável pra você mesmo viver.
Faça a diferença! Segue abaixo um link para uma das muitas instituições que recolhem móveis que teriam como destino o lixo.
Exército da Salvação: Donativos são classificados, consertados e doados para instituições carentes. Atende em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Joinville (SC), Pelotas (RS) e Suzano (SP). http://www.exercitodoações.com.br/
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Software que deixa suas impressões conscientes.
O programa orienta o usuário com sua impressão, e ainda dá a opção de criar documentos em PDF ao invés de imprimir direto. Essa é a idéia por trás do GreenPrint World, (que é um software grátis) você economiza dinheiro com papel e tinta e de quebra salva algumas árvores por aí.
A instalação é bem simples, basta fazer o download do software em um destes sites que dá para baixar tudo, desta forma antes de imprimir qualquer coisa você terá a opção de escolher entre salvar ou imprimir.
O programa é uma espécie de impressora virtual, bem semelhante àqueles programas que geram PDF. Na hora que você mandar imprimir pela impressora criada pelo GreenPrint World, se ele notar que uma página vai ficar com pouquíssimas linhas, faz o alerta: mostra em vermelho quantas e quais páginas são potenciais desperdícios deixando a seu critério imprimir tudo ou descartar o apontado como desnecessário, apesar de por padrão considerar a impressão sem perdas. Outra opção é imprimir para um arquivo PDF ou enviar o PDF por e-mail. Dessa forma, economiza-se mesmo 100% de papel.
Caso você escolha a opção de salvar o arquivo, o software aponta as suas estatísticas de impressão, elas vão alimentar o contador de emissão evitada de CO2 e de páginas e árvores economizadas globalmente por todos aqueles que já baixaram e estão fazendo uso do utilitário.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Natura Nós About Us
CATADORES
Temos dois tipos de catadores que a sociedade faz questão de ignorar:
- Os que recolhem os rejeitos diretamente das ruas ou dos usuários;
- E os que recolhem os rejeitos diretamente dos chamados lixões, em todos os casos visando a comercialização desses rejeitos.
“Nos países pobres, o lixo rico não existe, e quando aparece, o próprio encarregado da coleta urbana fica com ele”.
Qual a diferença de Resíduo e Rejeito?
- Resíduo é aquilo que sobrou de uma fabricação ou de um uso e que não mais interessa à fabricação ou ao uso. O resto (alimentos).
Já, o rejeito, podemos dizer que é o resíduo que foi para o lixo, isto é, sua destinação final foi decidida: lixo.
O resíduo não será rejeito se for dado a ele uma destinação outra que não o lixo. No geral, chama-se essa destinação de reciclagem ou de reutilização.
Voltemos, agora, aos catadores dos países pobres; sua ação é exatamente essa: evitar que resíduos virem rejeitos e com isso, tendo em vista o valor agregado, obterem um ganho em dinheiro.
Pensando em termos ambientais e mesmo em termos de economia para a nação, não é necessário nenhum esforço para afirmar que os catadores são, para a sociedade, seres de grande valor sócio-econômico.
Esses são os prós, e quais seriam os contras?
É evidente que os catadores dividem o lixo com toda a sorte de agentes nocivos à saúde, quer os vetores invisíveis, constituídos por bactérias, quer com animais que por lá coabitam, como ratos, moscas, baratas, cães etc. Dessa forma, os catadores, quando voltam ao convívio na sociedade, poderão trazer consigo doenças, da mesma forma que os animais citados.
Ora, levando em conta que a segregação domiciliar de resíduos ainda não é um hábito entre nós e a utilizada pelos catadores, aliada ao perigo citado, o bom senso indica que eles devam ser integralmente assistidos e não considerados seres desprezíveis ou inexistentes.
Todos nós podemos facilitar o trabalho do próximo e contribuir com a reciclagem na cidade, separando os resíduos dos materiais que são recicláveis.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Arte em embalagens de pizza
domingo, 15 de novembro de 2009
Você já ouviu falar em “eco-brinquedista”?
Eco-brinquedista é o nome que se dá para o profissional que faz brinquedo e cria jogos com materiais re-utilizáveis. Com sucata é possível montar novos e criativos jogos e brinquedos, que se transformam em atrativos recursos pedagógicos e podem ser aplicados nas diferentes áreas de ensino-aprendizagem da criança.
No texto, ela ainda diz que ganhou o apelido de “Rainha da Sucata”, devido a sua busca incessante para transformar lixo em brinquedo.
Acesse o artigo completo em Revista Com Ciência
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Criatividade de brasileiro: Aquecedor solar de garrafas Pet
A garrafa Pet, que é um dos materiais mais prejucidiais ao meio ambiente por levar grande tempo para se decompor (mais de 400 anos) virou solução nas mãos de um brasileiro inovador, o Sr. José Alcino Alano.
O esquema é o mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, a diferença está justamente no material utilizado. As garrafas, as caixas de leite e alguns metros de canos de PVC são utilizados para confeccionar o painel que serve para aquecer a água.
As caixinhas recortadas e os canos são pintados de preto foscos para absorverem a energia solar e a transformar em calor. As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantém o calor através de efeito estufa. A água que sai da caixa d’água em temperatura ambiente passa lentamente pelo sistema e eleva a sua temperatura, voltando para a caixa.
O investimento para uma residência popular com dois banheiros é de aproximadamente R$80 e economiza até 120 quilowatts de energia elétrica por mês.
Um exemplo a ser seguido, o Sr. Alano fez uma patente e proibiu a reprodução com fins lucrativos, disponibilizou um site com um manual de implantação fácil de ser seguido, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Seu objetivo é que sua invenção se torne realmente uma inovação na vida dos brasileiros, auxiliando principalmente as famílias de baixa renda.
Vamos seguir este exemplo e fazer a nossa parte! Segue o link para acesso ao manual.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
CONTAMINAÇÃO DO SOLO
Os fertilizantes e pesticidas sintéticos são suscetíveis de incorporar-se à cadeia alimentar.
VOCÊ sabe qual é o principal fator de poluição do solo?
R: DESMATAMENTO
Ele causa desequilíbrios hidrogeológicos, pois a terra deixa de reter águas pluviais.
Olhem como isso é “Inadmissível”:
Trata-se de gases tóxicos em suspensão na atmosfera que são arrastados para a terra pelas precipitações. Afeta regiões com elevado índice de industrialização e exerce uma ação nefasta sobre as áreas cultivadas e os campos em geral.
Você se lembra do caso da Cidade de Cubatão? Próximo ao litoral?
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Fomos na ExpoCatadores 2009!
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Queremos a sua opinião!
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
É ou não é??!
Vidro
RECICLÁVEL
garrafas, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e produtos alimentícios, cacos e qualquer um dos itens citados acima.
NÃO RECICLÁVEL
Cristais, espelho, lâmpadas, cerâmicas e porcelanas, pyrex.
Plástico
NÃO RECICLÁVEL
Papel
Metal
Aparelho celular produzido com material reciclado.
Nessa onda a Motorola lança um celular com material reciclado, isso mesmo, o Motorola A45 Eco é o primeiro aparelho celular produzido com 70% de material reciclado como garrafas plásticas e papel.
Mais informações entre no site > MotoCubo A45 Eco
Por que as outras empresas e até mesmo a própria Motorola não coloca esse tipo de material em todos os modelos? Por que as empresas que produzem, Televisor, por exemplo, não utilizam essa tecnologia? Será que o governo poderia “forçar” esse tipo de tecnologia?
Vamos debater essa questão.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
LIXO HOSPITALAR É USADO NO ESTUDO DE CÉLULAS-TRONCO
Estamos falando das grandes maternidades, dos cordões umbilicais e as placentas que estão sendo utilizadas por grandes pesquisadores nos grandes laboratórios de Neurobiologia e Hematologia das universidades. Eles utilizam todo material usado após os partos realizados nos hospitais da grande cidade, uma das maiores vantagens é que esses tecidos não acarretam em problemas éticos entre a população e muito menos com as religiões, como é o caso das células-tronco embrionárias.
O uso de material gerado através do sangue do cordão umbilical já é realizado há algum tempo. O grande problema é que o material obtido é considerado insuficiente para utilização em adultos. O maior potencial está na terapia em crianças por estarem em estágio primário de desenvolvimento, por terem mais chances de serem bem aceitas pelo receptor em transplantes.
O maior questionamento antes da iniciação científica era de onde viriam as células do cordão umbilical? E acabaram descobrindo que seria à placenta.
Na verdade era um material que NUNCA ninguém tinha se preocupado e a todo momento era descartado sem nenhum tipo estudo com o viés de esperença e possibilidades clínicas interessantes para a humanidade.
Os pesquisadores agora estão estudando as células geradas pela placenta in vitro e em testes em animais e ovos de aves. As células-tronco de cordão umbilical e da placenta são injetadas nos vasos sanguíneos dos ovos e eles observam sua capacidade de reconhecer pontos específicos.
Os estudos com células-tronco mesenquimais usando ovos de aves são pioneiros no Brasil e o grande desafio, segundo a ciência, é a célula reconhecer o local para onde deve agir.
O custo de um enxerto ou transplante de medula óssea gira em torno de R$ 70 mil. O sistema de produção de células e a sua amplificação in vitro custam aproximadamente R$ 2 mil.
É uma economia imensa para o ministro da saúde e para grande população da cidade!
Como podemos divulgar estas informações?
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Lixo precioso: queima do lixo pode virar energia!
Bom, antes tarde do que nunca! Em países desenvolvidos como a França, a queima do lixo doméstico gera energia capaz de sustentar grandes cidades. Isto é possível devido a incineradores que utilizam o mesmo princípio de funcionamento de uma usina termoelétrica, queimando um combustível fóssil para gerar energia. No nosso caso, a diferença é que o combustível queimado não é carvão, nem óleo, nem gás, mas sim lixo. Isto mesmo, o nosso lixo!
Vimos em postagens anteriores que os aterros hoje utilizados estarão saturados em um futuro próximo, o que virou um grande problema para a administração pública da nossa cidade, também vimos que a cidade de São Paulo gera aproximadamente 15 mil toneladas de lixo por dia; essa quantidade de lixo seria o suficiente para gerar energia em 400 mil casas, abastecendo em média mais de 1 milhão de habitantes! Nossa! Mas porque isto não está sendo feito?
Simples assim: “falta dinheiro” para custear uma instalação deste porte e, é claro, vontade política...nosso velho e conhecido “problemão”. Além disto, sairiam no prejuízo as grandes empresas de limpeza urbana, que controlam o lixo desde a varrição até o depósito final. Quase uma “guerra”, no meio de tanta corrupção.
Se separarmos o lixo que tem bom potencial energético, com a segurança que terão o destino correto, poderemos comemorar a solução para um grande problema que já enfrentamos e que enfrentaremos em maior escala num futuro próximo, se nada for feito.
Isto será resolvido não só quando tivermos um governo menos corrupto, mas sim uma sociedade que mude seus hábitos e a sua consciência, além de apenas cobrar soluções!
EXPOCATADORES 2009 - REVIRAVOLTA
Representantes do nosso grupo acompanhará o evento para socializar aqui as ideias discutidas.
Veja a Programação:
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Valorize
Valorize as sacolas ecológicas
Que venha substituir as plásticas
Valorize não só a Mata Atlântica
Valorize a fauna brasileira
Valorize a educação
Valorize os bons hábitos
Para que num futuro bem próximo
Ana Claudia Oliveira
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Como ganhar dinheiro com seu lixo
Pois é, reciclando você complementa sua renda e, se não o faz, literalmente está jogando dinheiro no lixo, não saber o que fazer com o lixo reciclável é a principal causa da relutância em separar os resíduos domésticos. Não há uma campanha forte e de longa duração para que a população se conscientize, assim o desperdício continua e o fim da poluição ambiental se torna um objetivo difícil de alcançar.
A prefeitura de São Paulo mantém um serviço de coleta seletiva que é administrado pela LIMPURB, o departamento foi criado para ajudar a amenizar a situações dos aterros sanitários.
São 17 centrais de triagem e 37 ecopontos (postos que recebem lixo reaproveitável). Segundo a Prefeitura de São Paulo, o programa de coleta seletiva possibilita a geração de renda, emprego e inclusão social para 964 pessoas que estavam à margem da sociedade. A importância do programa não se restringe ao seu caráter social, afinal de contas, a preocupação ambiental acompanha as diretrizes que norteiam a coleta seletiva.
Para vocês terem uma idéia o volume coletado em 2008 foi de 40.919 toneladas, sendo que, 15.695 toneladas foram coletadas pelas Centrais de Triagem e 25.224 pelas Concessionárias Loga e Ecourbis, possibilitando sobrevida aos aterros sanitários e uma melhor destinação ao material que é gerado diariamente. A quantidade de 40.919 toneladas perfaz 7% do total do resíduo passível de ser coletado no Município de São Paulo.
Além do benefício ecológico da reciclagem temos a vantagem financeira. Para se ter uma idéia, 1 kg de latinhas de alumínio recicladas rende aproximadamente R$ 3,50! Veja esta tabela com o valor do kg pago por cada material:
Plásticos: Garrafas, embalagens de produtos de limpeza; potes de cremes, xampus; tubos e canos; brinquedos; sacos, sacolas e saquinhos de leite; isopor.
Alumínio: Latinhas de cerveja e refrigerante; esquadrias e molduras de quadros;
Metais ferrosos: Molas e latas.
Papel e papelão: Jornais, revistas, impressos em geral; papel de fax; embalagens longa vida.
Vidro: Frascos, garrafas; vidros de conserva.
Portanto pessoal, vamos reciclar, assim a gente ajuda o meio ambiente e ainda ganha uma graninha!
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Já ouviu falar dos três R’s? Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Reduzir: Neste ponto as indústrias desempenham um papel importante, elas colaboram com o desenvolvimento de novas tecnologias e combinações na utilização de materiais menos poluentes destinados a embalagens de seus produtos, tornando o design de suas embalagens mais leve e utilizando menos recursos naturais. Algumas empresas estão investindo novas tendências, como por exemplo a utilização de produtos concentrados, onde suas embalagens são menores utilizando assim menos recursos naturais.
Os consumidores também ajudam evitando consumos supérfluos e desperdícios, controle-se com as compras!
Reutilizar: Hoje no mercado encontramos produtos com refil, onde sua embalagem principal foi concebida com o intuito de ser utilizadas várias vezes. Outros são vendidos em “recargas” que permitem usar a mesma embalagem diversas vezes.
O consumidor deve ser atento e responsável perante cada hipótese de reutilização, avaliando as vantagens ao meio ambiente.
Reciclar: Reciclar é uma forma de valorizar um material que já foi utilizado, transformando-o em outro produto útil. A reciclagem é um método de diminuir a quantidade de resíduos descartados e poupar recursos naturais e energéticos.
Mesmo que no seu bairro não exista coleta seletiva, você ainda estará fazendo a sua parte separando o seu lixo, assim você estará contribuindo com aqueles que sobrevivem da utilização de materiais que para você não teria mais utilidade.
Teve uma idéia de como aplicar essas regras básicas no dia a dia, comente aqui!
Vamos fazer com que este post seja apenas o ponta pé para a criação de ações práticas para nossos dia a dia.