segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Como ganhar dinheiro com seu lixo

Você sabia que pode ganhar dinheiro com o lixo que produz?

Pois é, reciclando você complementa sua renda e, se não o faz, literalmente está jogando dinheiro no lixo, não saber o que fazer com o lixo reciclável é a principal causa da relutância em separar os resíduos domésticos. Não há uma campanha forte e de longa duração para que a população se conscientize, assim o desperdício continua e o fim da poluição ambiental se torna um objetivo difícil de alcançar.

A prefeitura de São Paulo mantém um serviço de coleta seletiva que é administrado pela LIMPURB, o departamento foi criado para ajudar a amenizar a situações dos aterros sanitários.

São 17 centrais de triagem e 37 ecopontos (postos que recebem lixo reaproveitável). Segundo a Prefeitura de São Paulo, o programa de coleta seletiva possibilita a geração de renda, emprego e inclusão social para 964 pessoas que estavam à margem da sociedade. A importância do programa não se restringe ao seu caráter social, afinal de contas, a preocupação ambiental acompanha as diretrizes que norteiam a coleta seletiva.

Para vocês terem uma idéia o volume coletado em 2008 foi de 40.919 toneladas, sendo que, 15.695 toneladas foram coletadas pelas Centrais de Triagem e 25.224 pelas Concessionárias Loga e Ecourbis, possibilitando sobrevida aos aterros sanitários e uma melhor destinação ao material que é gerado diariamente. A quantidade de 40.919 toneladas perfaz 7% do total do resíduo passível de ser coletado no Município de São Paulo.

Além do benefício ecológico da reciclagem temos a vantagem financeira. Para se ter uma idéia, 1 kg de latinhas de alumínio recicladas rende aproximadamente R$ 3,50! Veja esta tabela com o valor do kg pago por cada material:


Os materiais mais comuns encontrado no lixo urbano e que podem ser reciclados são:

Plásticos: Garrafas, embalagens de produtos de limpeza; potes de cremes, xampus; tubos e canos; brinquedos; sacos, sacolas e saquinhos de leite; isopor.

Alumínio: Latinhas de cerveja e refrigerante; esquadrias e molduras de quadros;

Metais ferrosos: Molas e latas.

Papel e papelão: Jornais, revistas, impressos em geral; papel de fax; embalagens longa vida.

Vidro: Frascos, garrafas; vidros de conserva.

Portanto pessoal, vamos reciclar, assim a gente ajuda o meio ambiente e ainda ganha uma graninha!

6 comentários:

Rose disse...

Olá, interessante a reportagem, mas os valores pagos são justos? Atualmente tem também vários lugares coletando óleo de cozinha para reaproveitar e transformar em biocombustível, as empresas estão lucrando muito com o material, será que é realmente justo?
Claro que não podemos descartar a reciclagem como um fator fundamental de preservação ambiental, mas talvez se os valores pagos fossem superiores não haveria mais interesse da população?

Adriana Indiana disse...

Pensando bem podemos ficar ricos.

Gildo disse...

Rose,

Creio que o maior problema na reciclagem não é nem o valor pago por esse lixo, mas sim de consciência que o governo não prioriza.
Vejamos, se existisse um programa sério de reciclagem nas escolas públicas, por exemplo, se aprendessemos a reciclar, não seria necessário haver esse comércio de vendas de materiais, pois a conscientização dessa criança já começaria na compra de produtos com embalagens retornáveis, até na hora do descarte.
Infelizmente acho que os nossos políticos não se preocupam tanto com isso e a população em massa não tem tanta noção disso, mas se cada um fizer a sua parte, recolhendo seu lixo, separando os materiais, já seria um bom começo.

Gildo

Antonia Edileuza disse...

Gildo,
Eu gostei muito do assunto escolhido por vocês.
A reciclagem faz parte da sustentabilidade do planeta e do nosso bem-estar.
Há muitos anos eu destino o meu lixo reciclável para as pessoas que fazem disso um meio de trabalho e renda. Isto não é difícil, basta querer.

Andreia Moura disse...

Muito interessante falar do lixo da Cidade....
Existem muitas pessoas, que complementam a sua renda ganhando dinheiro através do lixo que agente acha que não serve para mais nada. Muitas vivem somente de reciclagem.
Se todos tomarem consciência de que o lixo que não serve para a gente e o ganha pão de outros. Acho teríamos menos lixos nas ruas e facilitaríamos os serviços daqueles que realmente precisa de ajuda e ajudaríamos também o nosso planeta...
E parabéns pelo blog !!! Está Lindo!!!

PALHACICLAGEM O "Professor para o meio ambiente " disse...

Eu acho boa a ação e fico muito feliz em ver que a cada dia fazemos mais para melhorar o meio ambiente, eu sou presidente da ONG “E EU” Ambiental Educacional Social aqui na cidade de estreito maranhão, Onde estamos lançando nas escolas e bairros a carteirinha do “fiscal ecológico” com os personagens “Palhaciclagem e Reiciclagem” (criação Toninho caiçara)
e um projeto educacional promovendo a mobilização dos estudantes e população em defesa da água, a importância da coleta seletiva, reciclagem de lixo e entulhos, reaproveitamento do óleo de cozinha usado, compostagem orgânica, incineração de o lixo hospitalar, retratando a sua extrema importância para o eco sistema do planeta. E venho comunicando com varias empresas de eletro eletrônico e outros para nos ajudar com este projeto e na coleta seletiva de eletroeletrônicos, baterias, pilhas e cartuchos de impressoras e tonners, nas cidades de imperatriz, ribeiranhãozinho, Ribamar fiquene, campestre, porto franco, lajeado, são João do paraíso, estreito, e Carolina maranhão. Estamos pedindo para todo este trabalho, prestados as empresas, e ao meio ambiente, pois estes produtos estão poluindo o solo e água nesta região que citamos e visitamos por não ter nenhuma empresa que compre estas sucatas elas acabam nos lixões ou terrenos baldios, e com a lei de resíduos sólidos este grande trabalho vai sair em conta para as empresas que patrocinarem.
PARA ESTE TRABALHO PRECISAMOS DE
01 - Caminhão 3/4 baú com as logomarcas das empresas envolvidas e do projeto,
600 Lts de óleo diesel por mês
500,00 reais por mês para manutenção do veiculo sem compra de peças e pneus que venham quebrar
4.300,00 reais para salários de quatro funcionários capacitados para dirigir e fazer a coleta e separação e embalagem dos recolhidos
1.500,00 reais para aluguel do local de armazenamento ate a retirada quando formar a carga para as empresas virem buscar ou despacharmos
200,00 reais para água e energia do local de armazenamento
Este será um trabalho de muita dedicação seriedade e cuidado muito importante para as empresas e o meio ambiente e mais gerando empregos com carteiras assinadas, se tivermos cinco empresas envolvidas sai muito barato para elas. E só as empresas terem consciência e nos ajudar, pois assim vamos controlando o que esta muitoooooooo descontrolado este imenso problema chamado “Lixo Eletrônico” em dois mil e sete viajei por Tocantins, Goiânia, Brasília, são Paulo, belo horizonte e muitas cidades de minas, salvador e outras na Bahia. Visitando lixões e empresas de compras de sucatas e constatei que esta muito mais grave do que se vê e ouve, por isso espero com este apelo para o meio ambiente e o planeta que receberemos alguma resposta. Para informações e disk-coleta de eletroeletrônicos 0xx99 81605484 81262871 – tonicaicara@hotmail.com - Toninho caiçara esperamos uma atenção para começar-mos a negociar abraço a todos e nos ajude!


“Para se transformar em realidade e solução acreditamos que só através da união educação dedicação e boa vontade de todos tudo sempre será possível”
(frase Toninho caiçara)

Postar um comentário