quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Tempo de decomposição de Materiais

Na correria do dia a dia, você já parou para pensar em quanto tempo o jornal que lemos leva para se decompor?

Com um trocadilho não muito feliz, digo que será o mesmo tempo que o conhecimento adquirido com a informação contida nele: Intacto por décadas. Essa resposta, certamente não é a mesma para qualquer tipo de descarte.
Deve-se ao fato que o tempo de decomposição varia de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados. Em locais secos o tempo é superior que em locais úmidos.
A tabela abaixo, extraída do site Eco Legal considera materiais descartados na água do mar que tem condições de acidez, oxidação entre outras que vão afetar o material diferentemente do descarte no solo.
Precisamos discernir sobre o que queremos que seja para toda a vida e o que não permaneça nas nossas casas, trabalho, escola, sociedade... Optemos por adquirir conhecimento sempre e colocar em prática ações sustentáveis, procurando maneiras de reintroduzir o lixo na cadeia de reciclagem e ainda aumentar seu ciclo de vida, por saber que o fim da vida dos resíduos produzido por nós, não está na lata do lixo.
Não espero que depois de ler este texto, você cancele sua assinatura do jornal pensando que "fez sua parte", espero exatamente o contrário. Leia, informe-se, saiba quais são os projetos de lei que circulam na sua cidade, conheça a lei vigente, participe de debates... Somente com uma postura mais ativa caminharemos para uma São Paulo diferente, cidade onde a população conhece quem elegeu para representá-lo e acompanha se a proposta está de fato se concretizando.

4 comentários:

Unknown disse...

Sabia sobre a importãncia da reciclagem e que era bastante demorado o tempo de decoposição de alguns materias.
Não sabia exatamente quanto tempo.
Muito boa as informações... E também o texto que nos faz refletir sobre como devemos nos portar diante da nossa cidade.

Unknown disse...

Adorei o blog que vocês fizeram sobre esse assunto de extrema importância nesta cidade. Muito criativo, gostoso de ler, simples e o principal: informativo. Parabéns!!.
Elisangela Carmona.

Anônimo disse...

Muito legal ... vou pensar muito bem antes de consumir algo

Alessandro, Ana, Anderson, Augusto, Fabio, Grace e Ronaldo disse...

Este é o nosso objetivo. Além de informar é causar reflexão, pois sabemos que para mudar hábitos e até mesmo uma cultura, começa pela meditação. Se conseguimos causar isso, já estamos contentes.

Postar um comentário