segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Custo do Lixo em São Paulo

Hoje na cidade de São Paulo produzimos em média 15 mil toneladas de lixo por dia, o custo do transporte e armazenamento dos mesmos chega a R$ 40 milhões de Reais por mês e 480 milhões por ano.

Os dois maiores aterros para os lixos de São Paulo estão fechados, São João localizado em Mauá por um deslizamento ocorrido em suas pilhas de lixo e o Bandeirantes localizado no ABC por esgotamento de sua capacidade.

Esta discussão pode tornar- se mais longa se levarmos em consideração a cultura dos paulistanos, o grande desperdício diário de alimentos, materiais de escritórios que poderiam ser reciclados enfim, pela falta de consciência da população, imagine daqui alguns 50 anos onde será armazenado esse montante de lixo? Pois a cidade de São Paulo é uma cidade que cresce diariamente.

De todo material coletado 30% pode ser reciclado, porém APENAS 4,9% é encaminhado para as centrais de triagem destes serviços, aí nos perguntamos e os outros 25,1% dos materias que podem ser reciclados, para onde vão?

Em um debate realizado no dia 10 de Abril de 2009 no Sesc Vila Mariana sobre Soluções Sustentáveis para a Gestão de Resíduos Sólidos na cidade de São Paulo, foi contestado que apenas 1% dos matérias são reciclados.

- Qual seria a solução para minimizarmos o impacto na utilização dos aterros na grande São Paulo? Aumentar o número de catadores, gerando mais emprego à população? Pois hoje temos apenas 20 mil catadores organizados em cooperativas;

- Conscientizar toda população com Latões de Lixo separados nas ruas? (Não Reciclável, Reciclável, Papel, Plásticos e Vidros);

- Disponibilizarmos sacos plásticos nos faróis em ruas movimentadas para que os cidadãos guardem seus lixos e joguem em casa e não nas ruas?

Enfim, todos nós podemos contribuir para a redução de lixos e o aumento da reciclagem. Com isso teremos menos gastos pelo governo, menos impostos à pagar e mais capital para investirmos em outras necessidades da população como Saúde, Segurança e etc.

3 comentários:

Empreiteira Vila Rica disse...

Concordo que nós devemos possuir esta postura desde o começo da nossa formação, para preservar nosso bem comum e os padrões higiênie.

Anônimo disse...

Acho que também poderiamos ter materiais desde o ensino fundamental abordando o lixo.

Anônimo disse...

As pessoas de nosso planeta estão consumindo muito além do que é necessário, por consequência disso geramos toneladas de lixos mensalmente. Acho que deveriamos ser menos gananciosos!

Postar um comentário