quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lixo eletrônico, qual a proporção deste problema?

Quantos aparelhos celulares você já teve? Troca de celular sempre quando aparece um novo modelo? Qual o destino dos aparelhos antigos? São perguntas simples, mas você já parou para analisar as proporções deste problema? Parece que nossos políticos também não...


Com o avanço implacável da tecnologia, a produção e o consumo de eletrônicos crescem diariamente, aumentando o volume desse tipo de descarte. Sua vida útil está cada vez mais curta, produtos extremamente nocivos ao meio ambiente são descartados diariamente e não temos uma política definida para isto.

Está em andamento no Congresso, um lento processo de aprovação da Política Brasileira de Resíduos Sólidos. O Congresso trata o lixo eletrônico como resíduo reverso, responsabilizando o fabricante pelo seu manejo antes da disposição final. Talvez a lentidão se dê ao fato de incomodar a própria indústria, que terá que arcar com os custos e logística.


Porém, observando de modo mais amplo, é possível identificar vários elementos que chegam a uma situação mais próxima da sustentabilidade e da nossa realidade do que a política de descartes. Estender, por exemplo, a vida útil dos computadores por meio de projetos sociais, diversas ONGs aceitam doações e tornam possível valorizar a sociedade e o meio ambiente.

Comprar em excesso também é desperdício, a maioria dos paulistanos utiliza o mesmo aparelho celular em um curto período de seis meses a dois anos. Sendo que, para este produto, dificilmente há reuso. O “antigo” aparelho fica jogado em um canto da casa, no lixo e vira até brinquedo de criança.

Não temos que esperar, ficando reféns da política, só cobrando soluções. Não há mais tempo, a produção dos eletrônicos é muito maior que o nosso poder de reciclagem. Temos que adotar atitudes simples, que podem se habituar a nossa rotina e não impactar o meio ambiente.

Não se chega a lugar algum sem dar o primeiro passo, então disponibilizamos o site de algumas ONGs e entidades que aceitam doações de eletrônicos:

Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes - Recebe todos os tipos de eletrônicos. Site: http://www.abre-excedente.org.br/
Agente Cidadão - Repara os computadores e os encaminha para instituições carentes. Site: http://www.agentecidadao.org.br/
Comitê para a democratização da Informática (CDI) – Você pode agendar a retirada dos aparelhos na sua casa. Site: http://www.cdi.org.br/
Museu do Computador - Todos os tipos de equipamentos eletrônicos, mesmo que não funcionem. Site: http://www.museudocomputador.com.br/doar .

6 comentários:

Thais disse...

Algumas inicitivas já fazer a diferença... lojas da Vivo disponibilizam um local para o descarte de celulares e acessórios... isso é muito importante... quando decidir comprar um celular novo o antigo já pode ser descartado na loja mesmo...

Rafaela disse...

Muito legal essa matéria sobre lixo eletrônico, pois realmente não sabemos o que fazer com eles. Acho que é obrigação do governo fornecer meios para qua haja controle sobre esse tipo de lixo mas as pessoas também devem ser mais conscientes.
Parabéns pelo blog!

Empreiteira Vila Rica disse...

Boa iniciativa deste blog, já anotei alguns destes sites para entrar em contato e nós da Empreiteira de Construções Vila Rica, iremos adotar essa postura e doar nossos equipamentos e aparelhos não utilizados.
Afinal precisamos construir um mundo mais limpo!

Ana Maria disse...

Thais, obrigada pela dica! Este é o objetivo deste blog, gerar uma discussão de idéias inteligentes e dicas bacanas!
Rafaela, concordo com você, falta e muito a iniciativa do governo, mas podemos fazer a nossa parte independente disto!
Empreiteira Vila Rica, ficamos feliz pela iniciativa! Muitas pessoas precisam e a nossa cidade agradece!

Rose disse...

Ola, interessante reportagem, realmente não sabemos o que fazer com os "lixos eletrônicos" que um dia já foram tão úteis, não é mesmo?? Vou aproveitar as dicas para doar o meu também, afinal pode ser útil para alguém.
Valeu!!!!

Ana Maria disse...

Aproveite as dicas Rose, e informe seus amigos também...tudo depende da nossa vontade!

Postar um comentário