sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Já ouviu falar dos três R’s? Reduzir, Reutilizar, Reciclar.


Abaixo você verá o que significa cada um deles.

Reduzir: Neste ponto as indústrias desempenham um papel importante, elas colaboram com o desenvolvimento de novas tecnologias e combinações na utilização de materiais menos poluentes destinados a embalagens de seus produtos, tornando o design de suas embalagens mais leve e utilizando menos recursos naturais. Algumas empresas estão investindo novas tendências, como por exemplo a utilização de produtos concentrados, onde suas embalagens são menores utilizando assim menos recursos naturais.

Os consumidores também ajudam evitando consumos supérfluos e desperdícios, controle-se com as compras!

Reutilizar: Hoje no mercado encontramos produtos com refil, onde sua embalagem principal foi concebida com o intuito de ser utilizadas várias vezes. Outros são vendidos em “recargas” que permitem usar a mesma embalagem diversas vezes.

O consumidor deve ser atento e responsável perante cada hipótese de reutilização, avaliando as vantagens ao meio ambiente.

Reciclar: Reciclar é uma forma de valorizar um material que já foi utilizado, transformando-o em outro produto útil. A reciclagem é um método de diminuir a quantidade de resíduos descartados e poupar recursos naturais e energéticos.
O consumidor final tem o papel de separar o lixo para que este esteja apto à reciclagem. O lixo orgânico hoje em nosso país constitue a maior parcela dos resíduos urbanos, se reciclado pode ser utilizado na fabricação de composto útil na agricultura e jardinagem, os papéis e cartões usados, torna-se matéria prima na produção de novos papéis, os resíduos metálicos são recuperados para fundição e fabricação de novas peças, as embalagens de vidro dão origem a novas embalagens e os plásticos são recuperados, fundidos e moldados novamente.

Mesmo que no seu bairro não exista coleta seletiva, você ainda estará fazendo a sua parte separando o seu lixo, assim você estará contribuindo com aqueles que sobrevivem da utilização de materiais que para você não teria mais utilidade.

Teve uma idéia de como aplicar essas regras básicas no dia a dia, comente aqui!

Vamos fazer com que este post seja apenas o ponta pé para a criação de ações práticas para nossos dia a dia.

2 comentários:

Alexandre Styllus disse...

Renata.

Este tema que você abordou e muito importante, mas acredito que seja mais usual em empresas, seria muito bom se nas nossas residências a prefeitura disponibilizasse duas lixeiras, sendo uma pra lixo orgânico e lixo reciclável, creio que se as prefeituras de todos os distritos fizesse uma campanha de conscientização os aterros sanitários não estariam tão superlotados.

cristina leiko disse...

Acho de suma importância estar discutindo a problemática do LIXO, pois fabricamos todos os dias, toneladas e toneladas desse conteúdo e ainda chegamos a receber de fora
containers de lixo, pode?
O ser humano talvez necessite viver mais naturalmente...
Aprender que com pouco ele pode fazer muito!
Em vez de consumir tudo que se fabrica, vamos, repensar do que realmente necessitamos.
Parabéns pelo blog de voces.
E visitem o nosso! Saibam que os indios tem muito a nos ensinar sobre amor a natureza.
E uma das formas de se harmonizar com a natureza é o consumo consciente.

Postar um comentário