terça-feira, 17 de novembro de 2009

Arte em embalagens de pizza

Continuando na linha criatividade brasileira e materiais pedagógicos, ontem nós, colaboradores deste blog, fomos saborear a baby fogazza na Itália Pizza localizada na rua Dr. Cesário Mota Jr, 561 bem pertinho da nossa faculdade FESPSP. Ao entrar observamos um quadro eco. Surpreendemos em ver que a matéria prima a qual estampava obras da artista modernista Tarsila do Amaral eram tampas de pizza.


Abaporu (1928)


Urutu (1928)



Sol Poente (1929)

Interessada em saber quem produziu as obras, conversei com Sara Cunha e ela contou que foi seu sobrinho de 8 anos, que produziu em aula.


Ligada a arte e a sustentabilidade, Sara nos disse que no mês que vem (ainda sem data marcada) acontecerá um sarau que pretende integrar dois campos da sua faculdade em apresentações de obras e criações de caricaturas nas caixas de pizza no próprio estabelecimento.

Complemento a forma de aprender arte brincando com o trabalho da artesã J. Landim que criou o Joãozinho e a Tianinha, personagens juninos feitos também de embalagens de pizza.





Para quem se interessar em saber como foi feito, Landim descreve no seu blog.

Por que não aproveitar as férias que estão chegando e substituir a tradicional guirlanda por esta ideia utilizando motivos natalinos? Ou até mesmo expor em outro local, obras feitas por seus filhos, sobrinhos, primos e vizinhos? Será um momento de interação, criação e muita diversão!

Quando voltar às aulas por que também não participar ativamente na proposta pedagógica da escola de seus filhos ou ainda você, leitor mirim sugerir que na sua instituição de ensino tenham momentos de aprendizado e interação com materiais que vão além do lápis e o caderno. Se optar por materiais que iriam para o lixo, melhor ainda. Além de não ter custo nenhum, a natureza agradece.

Solte a imaginação!!

5 comentários:

Josy Bartolomeu disse...

Realmente ótima a aborgadem do grupo, uma criança de 8 fazendo "arte" além de criar um universo de sabedoria e educação correta para está criança acaba influenciando outras.
Na Sta Cecilia há uma intituição de cegos que trabalha com material reciclado. Em outra ocasião estive fazendo um trabalho e ele fazem caixa de presente com papel reciclado, cartão personalizado em braile.
Parabéns

Gildo disse...

E não é que uma simples refeição nos faz pensar como podemos aproveitar melhor os materiais re-utilizáveis.

Rose disse...

Ola, gostei da matéria, eu confeccionei em uma caixa de pizza um relógio para minhas filhas, além de ser divertido aprender é muito bom desenvolver nosso lado artístico. rsrsrs.
Bjs.

Unknown disse...

Interessante! Fiz uma arte com a caixa de pizza com minha filhinha...ela adorou! Acho que vai virar moda aqui em casa, mas fazendo bem que mal tem? Muito legal!

Luara disse...

É muito legal essas caipirinhas feitos de tampa de pizza e o caipirinho kkkkkkkkkkk é muito engraçado mais tb é muito legal.
Ísso vai me ajudar no trabalho de escola.
Muito obg.
Beijos Luara

Postar um comentário