sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Fomos na ExpoCatadores 2009!

Fala pessoal, representantes do blog A Cidade e Lixo estiveram no evento ExpoCatadores 2009, realizado aqui em São Paulo. Para vocês terem uma ideia da importância dessa feira, compareceram o Presidente Lula, o Ministro das Cidades Márcio Fortes, o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, de Guarulhos Sebastião Alves de Almeida, de Tibagi – PR Sinval Ferreira da Silva, entre outros.
Na feira havia vários expositores exibindo suas “obras de arte”, como exemplo um artista que faz luminárias com arame e bagaço de cana, isso mesmo, bagaço de cana, vejam a transformação:



Encontramos também uma Associação de Mulheres do Tocantins, na região do Jalapão, que fazem seus artesanatos e vendem inclusive para o exterior.



Não sabe o que fazer com as garrafas PET ???

Pois esse artista de Santana do Livramento, localizado no Rio Grande do Sul, sabe muito bem, ele transforma as garrafas em bolsas, cadeiras, etc.





Conhecemos ainda outro método de transformação de garrafas PET: Uma máquina semi automática corta as garrafas em tiras, após passa por outra máquina automática que trança seis rolos que já saem na forma do varal. O último passo é a embalagem.











Com um investimento de R$ 200,00 (Estudante pagava meia) podia participar de seminários como:

- Apresentação de experiências nacionais de organizações de catadores: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Índia e Uruguai;

- Redes sociais: seu papel no fortalecimento da articulação internacional dos trabalhadores;

- Experiência Técnica no Processo de Incubação e Gestão das Redes de Comercialização de Materiais Recicláveis;

- Ações do Comitê Interministerial de Inclusão Social de Catadores e investimento para os empreendimentos dos catadores;

- Oficina - Soluções tecnológicas para gestão de organizações de catadores e comercialização em rede.

Temos muito a aprender sobre a reciclagem, podemos começar separando o lixo orgânico do não orgânico e reaproveitar o óleo de cozinha não liberando mais na pia, recusando sacolas plásticas no supermercado sempre que possível, e tentando consumir o suficiente. Vamos tentar fazer das nossas vidas cada dia mais eficiente.

Um dos stands do evento estava distribuindo este folhetinho que orienta como fazer a separação dos materiais. É legal imprimir e colar na porta da geladeira para sempre que tiver dúvidas consultar.



7 comentários:

Elaine Mel disse...

Que bom que há esta mobilidade nacional. E, esta orientação de como separar o orgânico do não orgânico, pois na dúvida ia tudo junto mesmo, mas agora sei que posso separar, reciclar e preservar. Muito bom, obrigada por esta contribuição.
Abraços
Elaine

João disse...

Que legal este evento, mas poderia ser divulgado na mídia, pois a mídia só divulga "besteiras", isso é de grande importância para a população.

Alexandre Styllus disse...

Gildo.

Achei muito legal este tema abordado por vocês, e que legal vocês terem visitado tal exposição, eu coloquei no meu twitter particular este assunto que é muito interessante.

Acesse lá e espero que as pessoas também acesse e comentem no blogger de vocês. (http://twitter.com/alexstyllus)

Parabéns

Adriana de J.M.Ferreira disse...

São Paulo é uma cidade muito grande e produz muito lixo, sem dúvida.
Agora, olha que casamento perfeito, lixo e trabalho. Muitas pessoas que catavam lixo nas ruas hoje trabalham nas cooperativas de reciclagem. Sem dúvida, existe jeito para tudo e para todos. Se não conseguimos parar de produzir, pelo menos e no mínimo, vamos dar a destinação correta do lixo que produzimos procurando postos de coletas e desfazendo do lixo de forma correta.
Parabéns pelo blog, é simplesmente fantástico...

Beth Godoy disse...

Os catadores de lixo estão de parábens e é muito legal a divulgação desse assunto.
Apesar de todas as dificuldades, os catadores estão conseguindo desenvolver um trabalho produtivo...muito dez

Unknown disse...

Nem sabia que existia este evento. Devemos parar de olhar e copiar tudo de fora e valorizar o que temos aqui dentro. Tenho que admitir, não gosto de propaganda do governo mas o melhor do Brasil é realmente o brasileiro.

Anônimo disse...

Ola meu nome é IVAN sou professor de Biológia leciono na Escola Pública de São Paulo,venho através deste
tentar obter algumas informações como eu posso estar divulgando meu projeto , esse que é sobre reciclagem.
Meu projeto é o ocnfecçionamento de brinquedos , jogos e outros com material de sucata e principalmente de
garrafa pets, tenho aproximadamente uns 600 brinquedos entre eles jogos, aviões, helicpteros, vai vem, cai cai, ioio,bolsas, colares,caixas, enfeites de Natal, Pascoa, bonecos, um modelo de DNA e celulas humanas confecçionadas
em garrafa pet, tambem tenho animais no geral, insetos, plantas, arte em pneus, calota de carro e papelão, origames.

Vai anexo modulos de apresentação em fotos do materiral.
Monto brinquedotecas, oficinas e exposições do meu material.
Ensino como se faz e tenho apostilas também.

Projeto já está a 5 anos no merdaco de eventos, Participei na montagem de uma brinquedoteca e oficina de reclclagem na Festa do Verde que ocorreu no Menorial da America Latina em 2008, no Festival do Japão no ano de 2008 e 2009.
Também participei montando Capacitações na Regional de Ensino Norte 2 onde eu ensinava os supervisores da Escola da Família em 2009.
Ultimo trabalho montagem de uma brinquedoteca e oficina e exposição no Aquário de São Paulo permanencia no local de 30 dias completos atendimento de 500 crianças ao dia.
Projetei e confecçionei um Navio Galeão Pirata de 1874 que esta em exposição permanente no Aquário de São Paulo e na construção de um cenário do Amazonas e de uma casa de Sapé, e uma ILHA onde o navio esta encalhado,foi vinculado em jornal e na revista VEJA o meu projeto do Aquário, nas TV Globo e Record.
Participação do Viva Mata 2009 e mine documentário na TV Cultura demostrando brinquedos Confecçionados em garrafa pets sendo este um helicptero.

CONTATOS IVAN NO TELEFONE 22033030 RESIDÊNCIA OU CELULAR 89385481
OU COM FRANCINETE NO 55285381 OU NO CÉLULAR 84105237

E-MAIL SEMPRETENTANDO@HOTMAIL.COM

ORKUT BRINCADOCOMSUCATA@HOTMAIL.COM http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1303099293141358432

ORKUT ARTISTA PLASTICO http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8136252010708944806

Atenciossamente Ivan Vieira de Menezes

Postar um comentário