domingo, 15 de novembro de 2009

Você já ouviu falar em “eco-brinquedista”?


Eco-brinquedista é o nome que se dá para o profissional que faz brinquedo e cria jogos com materiais re-utilizáveis. Com sucata é possível montar novos e criativos jogos e brinquedos, que se transformam em atrativos recursos pedagógicos e podem ser aplicados nas diferentes áreas de ensino-aprendizagem da criança.

A Professora Tereza Miriam Pires Nunes da cidade de Campinas (SP), nos mostra por meio do artigo publicado na Revista eletrônica de jornalismo científico Com Ciência, que pode ser divertido e altamente ecológico fazer brinquedos com o lixo.


Instrumentos musicais feitos de latas, garrafas PET,

tampinhas, potes de yogurte, caixa de leite.
Foto: Emile Emiachon


No texto, ela ainda diz que ganhou o apelido de “Rainha da Sucata”, devido a sua busca incessante para transformar lixo em brinquedo.


Atualmente ela dá cursos sobre o tema, “Este curso pretende colaborar, instigar e contribuir com a capacidade criativa dos participantes para transformar “LIXO” que não é LIXO em jogos, brinquedos, instrumentos musicais, adereços e objetos pertinentes a uma brinquedoteca”, diz a professora.


A pergunta que fica depois de ler esse artigo é: Os governantes poderiam adotar isso como matéria extracurricular? Creio que sim, pois, além de conscientizar as crianças no uso e descarte do seu lixo, favorece o trabalho em equipe para a construção dos brinquedos, incentiva a criatividade para construir novos e ainda ajuda a desenvolver o raciocínio.


Agora por que o governo não adota??? Segundo, o candidato a presidência derrotado nas urnas nos EUA, o Sr. Al Gore diz “Temos tudo o que precisamos para salvar a integridade de nosso planeta, exceto a vontade política".


Ideias como essas da Profª. Tereza não podem passar despercebidas, afinal podemos reaproveitar melhor os materiais re-utilizáveis e com isso facilitar a aprendizagem, criando condições para que a criança explore seus movimentos, manipule materiais diversos, interaja com seus colegas, resolva situações-problema e ainda crie consciência do que o lixo pode causar a natureza.


Tabuleiros feitos de tecido, jornal trançado,
papel marché e papelão.
Foto: Emile Emiachon



Jogo matemático feito com palitos de sorvete,
tampas de shampoo e papelão.

Foto: Emile Emiachon

Acesse o artigo completo em  Revista Com Ciência

1 comentários:

Anônimo disse...

lEGAL VOCÊS ABORDAREM ESSE TEMA...Sou pedagoga e professora de Educação Infantil e sempre procuro fazer cursos de formação que envolvam a utilização de material reciclado para confecção de brinquedos etc...o último que fiz foi uma oficina que ensinava a construir instrumentos musicais.As crianças adoram quando eu apareço com aquele monte de "lixo" porque já sabem que vão ter brinquedo pra levar pra casa!!!!Parabéns pela abordagem!!!!
Cássia

Postar um comentário