terça-feira, 24 de novembro de 2009

Software que deixa suas impressões conscientes.


O software GreenPrint World analisa os documentos enviados para impressão com o intuito de evitar o desperdício de papel e tinta.

O programa orienta o usuário com sua impressão, e ainda dá a opção de criar documentos em PDF ao invés de imprimir direto. Essa é a idéia por trás do GreenPrint World, (que é um software grátis) você economiza dinheiro com papel e tinta e de quebra salva algumas árvores por aí.

A instalação é bem simples, basta fazer o download do software em um destes sites que dá para baixar tudo, desta forma antes de imprimir qualquer coisa você terá a opção de escolher entre salvar ou imprimir.





Como funciona?

O programa é uma espécie de impressora virtual, bem semelhante àqueles programas que geram PDF. Na hora que você mandar imprimir pela impressora criada pelo GreenPrint World, se ele notar que uma página vai ficar com pouquíssimas linhas, faz o alerta: mostra em vermelho quantas e quais páginas são potenciais desperdícios deixando a seu critério imprimir tudo ou descartar o apontado como desnecessário, apesar de por padrão considerar a impressão sem perdas. Outra opção é imprimir para um arquivo PDF ou enviar o PDF por e-mail. Dessa forma, economiza-se mesmo 100% de papel.

Caso você escolha a opção de salvar o arquivo, o software aponta as suas estatísticas de impressão, elas vão alimentar o contador de emissão evitada de CO2 e de páginas e árvores economizadas globalmente por todos aqueles que já baixaram e estão fazendo uso do utilitário.


Agora é a sua vez, mesmo antes de usar esta ferramenta pense: Preciso mesmo imprimir este arquivo? Se sim, não pode ser frente e verso?

1 comentários:

Unknown disse...

Interessante, uma idéia inteligente. Pq todo mundo não divulga isto? Vou mostrar aos colegas de trabalho. Parabéns.

Postar um comentário