quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Criatividade de brasileiro: Aquecedor solar de garrafas Pet

Quem disse que o brasileiro não se importa com questões relacionadas a sustentabilidade?

A garrafa Pet, que é um dos materiais mais prejucidiais ao meio ambiente por levar grande tempo para se decompor (mais de 400 anos) virou solução nas mãos de um brasileiro inovador, o Sr. José Alcino Alano.

Orgulho brasileiro: consciente da degradação da natureza e com vontade de garantir um futuro melhor aos seus netos, o Sr. Alano criou um aquecedor solar feito com materiais recicláveis, na sua maioria a garrafa pet. O sistema foi criado em 2002 e implantado na casa dele com a ajuda da família.

O esquema é o mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, a diferença está justamente no material utilizado. As garrafas, as caixas de leite e alguns metros de canos de PVC são utilizados para confeccionar o painel que serve para aquecer a água.

As caixinhas recortadas e os canos são pintados de preto foscos para absorverem a energia solar e a transformar em calor. As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantém o calor através de efeito estufa. A água que sai da caixa d’água em temperatura ambiente passa lentamente pelo sistema e eleva a sua temperatura, voltando para a caixa.



Após seis horas em média nesse ciclo constante, a água pode chegar a uma temperatura de até 38º no inverno ou 50º no verão.

O investimento para uma residência popular com dois banheiros é de aproximadamente R$80 e economiza até 120 quilowatts de energia elétrica por mês.

Um exemplo a ser seguido, o Sr. Alano fez uma patente e proibiu a reprodução com fins lucrativos, disponibilizou um site com um manual de implantação fácil de ser seguido, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná.

Seu objetivo é que sua invenção se torne realmente uma inovação na vida dos brasileiros, auxiliando principalmente as famílias de baixa renda.

Vamos seguir este exemplo e fazer a nossa parte! Segue o link para acesso ao manual.


7 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante essa matéria, podemos aprender muito ainda sobre a reciclagem de materiais e reaproveitamento do lixo, ótima iniciativa do grupo.

Unknown disse...

Muito interessante, um belo exemplo a ser seguido! Muito bom vocês mostrarem iniciativas que deram certo. E parabéns pelo post, é bom ver o lado bom das coisas de vez em quando, motiva.

Unknown disse...

Acompanho este blog e adorei este post, pq muitos só mostram os problemas e vocês estão apresentando soluções!!Realmente nos faz pensar que podemos fazer a diferença!! Fica muito agradável de ler...e agir! Parabéns pelo blog e este post em especial.

Unknown disse...

Poxa, que brilhante! Genial a iniciativa do Sr. Alano, impossível não comentar. O post está muito bem escrito e o manual é muito detalhado. Geralmente não comento em blogs, mas gostei mesmo.

Unknown disse...

A primeira frase deste post me chamou a atenção, interessante mesmo como as pessoas acham que brasileiro não se liga em assuntos relacionados a sustentabilidade. Exemplos como este mostram que temos o material e a inteligência, só falta um governo mais interessado e menos corrupto. Parabéns!

Nubia disse...

Nos brasileiros somos mesmo geniais, ta ai esse cidadão mostrando que damos mesmo um jeitinho em tudo, até numa nova forma de reaproveitar materias que sabemos prejudicam nosso meio ambiente.
Aos colegas proprietarios do blog mau carinho, ele esta lindo os posts estão demais.

Grande beijo

Ana Maria disse...

O mais importante é mostrar que é possível o reaproveitamento do lixo de modo inteligente e eficaz, tornando grandes problemas em soluções que possam ser praticadas de forma simples.

Postar um comentário